Ilhas em Belém – 4 opções para você conhecer

Ilhas em Belem - Ilha do Combu
Foto: @filhadocombu

A cidade de Belém, localizada na região norte do Brasil, é um verdadeiro tesouro cultural e histórico, rica em paisagens naturais e patrimônios únicos. Entre suas belezas naturais, destacam-se as encantadoras em ilhas em Belém.

.Conheça o melhor guia de viagem sobre Belém do Pará

Em poucos minutos de uma agradável travessia de barco, os visitantes têm a oportunidade única de adentrar um cenário onde a natureza exuberante da Amazônia se revela em toda a sua beleza.

Logo, essas encantadoras ilhas proporcionam uma experiência envolvente para quem ama estar em contato com a natureza, sendo ótimos espaços para o lazer e para aproveitar a boa culinária. Então, é por isso que hoje vamos apresentar algumas das principais ilhas em Belém. Acompanhe!

Ilha de Cotijuba

Ilhas em Belem - ilha de cotijuba
Foto: @icoaracihd

Emoldurada por uma beleza natural incomparável, a Ilha de Cotijuba é uma área de preservação ambiental e hoje é considerada a terceira maior da região, abrigando uma comunidade de aproximadamente 8 mil pessoas.

A ilha se estende por 60 quilômetros quadrados, além de possuir 20 quilômetros de praias praticamente intocadas, onde a beleza da natureza se revela. 

Então, com mais de 10 praias espalhadas ao longo de sua costa, todas com águas doces e agradavelmente quentes, Cotijuba é um paraíso para os amantes do mar e da tranquilidade beira-mar.

A preservação é o lema na ilha. Por isso, lá você não vê carros e nem construções. Portanto, é um ambiente natural intocado e convida os visitantes a se conectarem com a natureza ao redor.

Como chegar na ilha de Cotijuba?

Para alcançar a deslumbrante Ilha de Cotijuba, é necessário pegar um barco a partir do Terminal de Icoaraci, situado a cerca de 20 quilômetros do centro de Belém. 

Então, a travessia tem duração aproximada de 40 minutos e o valor da passagem é bastante acessível, menos de R$10. 

Além disso, a frequência dos barcos é bastante regular, pois eles costumam partir a todo momento, desde que haja lotação, é claro!

O que fazer na Ilha de Cotijuba?

Se você quer fugir da movimentação da capital, com certeza Cotijuba é uma das ilhas em Belém perfeitas para relaxar com segurança. As praias são lindas, de água doce e quente. Veja o que fazer por lá!

.Saiba quando ir a Belém

Praia do Farol

A Praia do Farol, localizada a aproximadamente 1 quilômetro do terminal hidroviário, destaca-se como uma das praias mais próximas e de fácil acesso a pé a partir do ponto de chegada dos barcos. 

Já de cara fica fácil se encantar por ela. Isso porque, a areia é branquinha e há coqueiros que enfeitam a beira do rio, criando um visual genuinamente deslumbrante. 

Portanto, essa combinação harmoniosa cria uma paisagem de tirar o fôlego. O visual é lindo!

Além disso, na Praia do Farol há vários restaurantes e bares bem próximos à areia. Inclusive, alguns possuem até redes para descansar e relaxar. 

Praia da Saudade e Praia do Amor

A Praia da Saudade e a Praia do Amor ficam próximas a Praia do Farol, a cerca de 2km de distância. Quem gosta de caminhar, pode aproveitar para fazer esse trajeto a pé.

Ambas são praias mais desertas. Ótimas para quem gosta de curtir a natureza com o mínimo de intervenção humana possível. Por isso, lá não há tantos restaurantes e bares.

No mais, vale citar que na Praia da Saudade é possível ver o rio que desemboca no mar. É uma visão linda!

Praia do Vai-Quem-Quer

Uma das praias mais famosas das ilhas em Belém, especialmente da Ilha de Cotijuba, é a Praia do Vai-Quem-Quer. Ela está localizada a pouco mais de 6km do ponto de chegada de barcos.

Assim, para que você tenha acesso a ela é necessário pegar algum meio de transporte.

Como a Praia do Vai-Quem-Quer é a maior da Ilha de Cotijuba, ela oferece uma extensa faixa de areia repleta de opções, como bares, restaurantes e pousadas ao longo de sua orla. 

Além disso, é possível encontrar mercadinhos, uma padaria e diversas barracas que servem lanches por lá também.

No entanto, o grande destaque da Praia do Vai-Quem-Quer é seu espetacular pôr do sol. Nos finais de semana, alta temporada e feriados, os bares da praia organizam diversos eventos para todos os gostos.

Assim, a praia do Vai-Quem-Quer é bastante agitada. Logo, é uma escolha imperdível para quem está visitando as ilhas em Belém.

Ilha de Mosqueiro 

Ilhas em Belem - ilha do mosqueiro
Foto: Fazenda Paraiso

Uma das ilhas em Belém que vale a pena visitar também é a Ilha de Mosqueiro. Ela é um dos pontos turísticos favoritos dos turistas que visitam a região.

Isso porque, é um local cheio de praias deliciosas e belíssimas, ótimas para quem busca se refrescar em águas quentes e descansar enquanto aprecia uma boa paisagem. Como está localizada à beira da Baía de Marajó, as águas são doces.

Portanto, a Ilha de Mosqueiro é uma opção interessante para quem deseja fugir do agito da cidade. Lá existem mais de 20 praias também e todas com faixas de áreas à beira rio.

A ilha está situada a aproximadamente uma hora da capital do Pará, Belém. Nesse refúgio, os visitantes têm o privilégio de desfrutar de uma extensa faixa de praia com cerca de 17 quilômetros, cujas águas doces se assemelham de forma impressionante ao mar. 

Assim, esse verdadeiro paraíso paraense encanta com sua areia dourada e, surpreendentemente, até mesmo com ondas suaves, criando uma experiência única e inesquecível para os banhistas e amantes da natureza.

.Clique e Conheça os Melhores Hotéis e Pousadas em Salinas

Como chegar na ilha de Mosqueiro?

Então, a Ilha de Mosqueiro é uma ilha fluvial situada na costa oriental da baía do Marajó, abraçada pelas águas da baía do Sol ao norte, pelo furo das Marinhas ao leste e pela baía do Guajará ao sul. 

Então, sua localização estratégica, contribui para sua beleza singular e a riqueza de paisagens. E como chegar lá? Então, a Ilha do Mosqueiro encontra-se a uma distância de 70 km do centro de Belém.

Dessa maneira, o acesso até lá pode ser feito tanto de carro quanto de ônibus. Para os que optam por ir de carro, o caminho segue pela BR-010/BR-316 até encontrar a PA-391, que conduz diretamente à ilha. 

Agora para quem prefere o transporte público, há a opção de ônibus com passagens a partir de R$ 6, partindo do Terminal Rodoviário de Belém (linha 970). 

A região abrange uma área de aproximadamente 212 km² e apresenta uma variedade extensa de praias. Com cerca de 17 km de extensão, as praias de água doce proporcionam aos turistas uma paisagem esplêndida e uma atmosfera de tranquilidade incomparável. 

Esses cenários paradisíacos convidam os viajantes a desfrutarem momentos inesquecíveis em meio à beleza natural que caracteriza o local.

O que fazer na ilha de Mosqueiro?

Se você ficou interessado em conhecer essa ilha, que é uma das ilhas de Belém mais incríveis, veja o que é possível fazer por lá. Acompanhe abaixo!

Praia

Ilhas em Belem - ilha do mosqueiro
Foto: @barracadogringo

Os apaixonados por águas doces certamente ficarão encantados ao dar um mergulho nas refrescantes águas de Mosqueiro. 

Então, entre as praias mais populares, destacam-se a: 

  • Praia do Murubira;
  • Praia do Farol;
  • Praia do Chapéu Virado.

Elas são as praias mais conhecidas e costumam atrair jovens durante as temporadas movimentadas. 

Além disso, todas essas praias possuem uma boa estrutura e contam com restaurantes à beira-mar, oferecendo uma ampla variedade de refeições para satisfazer todos os paladares. 

Porém, para aqueles que buscam momentos de tranquilidade, a Praia do Marahú é uma opção mais discreta e perfeita. Esse recanto escondido é ideal para quem deseja desfrutar de paz e sossego enquanto aprecia a beleza de um pôr do sol espetacular. 

Além dessas, existem outras praias interessantes localizadas na Ilha de Mosqueiro também, como;

  • Baía do Sol;
  • Praia do Paraíso;
  • Praia de Ariramba.

Vila de Mosqueiro

A Vila de Mosqueiro é um destino muito popular tanto entre os moradores locais quanto entre os turistas que visitam a região. Esse lugar encantador oferece uma ampla diversidade gastronômica, sendo especialmente conhecido pelas famosas tapioquinhas, tornando-se um local perfeito para desfrutar de um delicioso café da manhã ou da tarde.

À noite, a Vila ganha vida e se enche de opções de entretenimento para as crianças, proporcionando momentos de diversão e alegria. Além disso, há uma variedade de opções gastronômicas para agradar todos os paladares, garantindo que todos possam desfrutar de uma experiência culinária única e saborosa.

Portanto, a Vila de Mosqueiro é um verdadeiro paraíso para os apreciadores de boa comida e diversão, tornando-se um destino imperdível para quem visita a região das ilhas em Belém.

Ilha do CombU

Ilhas em Belem - Ilha do Combu
Foto: @filhadocombu

Dando continuidade às belíssimas ilhas em Belém, temos ainda a famosa Ilha do Combu. Ela é a 4ª maior ilha do estado do Pará e costuma receber muitos turistas e moradores de Belém. Isso porque, ela está localizada próxima a capital.

PEm Combu, o turismo tem como foco principal exaltar as riquezas naturais deste lugar e a gastronomia desempenha um papel de destaque nessa experiência.  No entanto, a proximidade com a cidade também nos proporciona a oportunidade de explorar a rica cultura do Pará.

PAlém de apreciar as belezas naturais da região, os visitantes têm a chance de mergulhar na diversidade cultural da área, enriquecendo ainda mais sua experiência nesse destino encantador.

Como chegar na ilha do Combu?

PComo dito, Combu é uma das ilhas em Belém de mais fácil acesso. Para chegar até ela, basta uma curta travessia de aproximadamente 15 minutos de barco através do Rio Guamá. Então, diariamente, os barcos partem da Praça Princesa Isabel, situada no bairro do Condor, em direção à Ilha do Combu.

PAfinal de contas, esse é o meio de transporte utilizado pelos ribeirinhos que vivem na região. O valor para cada trecho da viagem gira em torno de R$20 em média. 

PConforme os turistas se afastam da costa de Belém em direção à Ilha do Combu, um espetáculo fascinante se desenrola: a cidade grande gradualmente cede espaço para a exuberante floresta amazônica, pintando a paisagem com intensos tons de verde. 

O que fazer na Ilha do Combu?

PMas afinal, o que fazer na Ilha do Combu? A região é uma das ilhas em Belém reconhecida pela gastronomia. Por isso, lá você encontra excelentes restaurantes paraenses que servem uma culinária sem igual.

PPortanto, veja algumas dicas de o que fazer na Ilha do Combu quando estiver visitando a região!

Rota do chocolate

PAo visitar a Ilha do Combu, você precisa conhecer o renomado chocolate produzido por Dona Nena, carinhosamente conhecida como a “Filha do Combu”. 

Atualmente lá é produzido mais de 70 kg de chocolate por mês, entre barras de 100% cacau até brigadeiros.

PAo visitar a rota do chocolate, você tem a possibilidade de escolher entre o tour completo, onde conhece toda a produção do cacau, desde a plantação até a história, ou apenas visitar a loja e experimentar os produtos.

Para a visita completa, é preciso agendar com antecedência. Agora se você quer apenas visitar a loja, é só chegar e apreciar as delícias feitas pela Dona Nena.

Restaurantes

Na Ilha do Combu, diversos restaurantes aguardam os visitantes com ótima infraestrutura e pratos deliciosos à base de peixes, jambu, tucupi, açaí e outros ingredientes típicos da Amazônia.  A maioria desses estabelecimentos funciona de sexta a domingo e em feriados, a partir das 10h.

Além disso, muitos deles também oferecem música ao vivo, criando um ambiente agradável para desfrutar da refeição com uma bela vista para Belém. 

Entre os mais conhecidos, destaca-se:

  • Saldosa Maloca;
  • Solar da Ilha;
  • O Mirante do Combú;
  • Kasa Kakuri.

Ilha de Outeiro

Finalizando as nossas dicas de ilhas em Belém para você conhecer, vale ainda mencionar a Ilha de Outeiro. Então, em razão das suas praias de água doce e preços de transporte acessíveis, a ilha é um destino muito procurado, não apenas durante os finais de semana das férias, mas ao longo de todo o ano.

O lugar é banhado por águas turvas da baía do Guajará e, como era de se imaginar, o ponto alto do lugar são as praias, além dos balneários. 

Como chegar na ilha de Outeiro?

Outeiro está localizado a 25 km de Belém, e o trajeto para chegar lá leva aproximadamente 45 minutos. Então, existem diferentes opções de transporte para realizar esse percurso, seja utilizando veículo particular, vans disponíveis nos arredores de São Brás e Almirante Barroso. 

Se preferir, é possível ainda optar pelo transporte público através de ônibus urbanos. E, o melhor de tudo, o valor da passagem de transporte público custa o mesmo preço das tarifas urbanas. Portanto, para chegar até a ilha de Outeiro você paga apenas R$ 4 (inteira) ou R$ 2 (meia).

Essa variedade de opções torna o acesso à região mais fácil e acessível para os visitantes que desejam explorar as belezas e atrações de Outeiro.

O que fazer na Ilha de Outeiro?

Essa é uma das ilhas em Belém para quem deseja aproveitar para relaxar e tomar banhos em águas doces e quentes. Portanto, veja o que fazer na Ilha de Outeiro.

Praias

As praias são um dos principais encantos turísticos de Outeiro. Para os que procuram tranquilidade e descanso, a Praia do Amor é o lugar ideal para aproveitar as águas frescas do rio. 

Agora, se você gosta de agitação e badalação, a Praia Grande é a melhor opção para curtir um final de semana animado e cheio de diversão. 

Portanto, Outeiro oferece uma variedade de praias para agradar todos os gostos, proporcionando momentos inesquecíveis aos seus visitantes.

Balneários 

Além das praias, Outeiro também oferece balneários com igarapés de água gelada. Uma das opções é o Bica do Gaúcho, situado próximo à praia do Paraíso. Esse espaço acolhedor está aberto de quarta a segunda-feira, a partir das 9h, proporcionando momentos de lazer e refrescância.

Outra alternativa é o balneário Paraíso dos Reis, localizado na Rua Manoel Barata. Esse encantador balneário opera aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h, convidando os visitantes a desfrutarem de momentos agradáveis em meio à natureza e as águas cristalinas. 

Restaurantes e bares

Situado de frente para a bela baía, na Orla da Praia do Amor, encontra-se o Brisa’s Bar, um dos restaurantes mais renomados da região. O estabelecimento é conhecido por oferecer uma ampla variedade de peixes e mariscos frescos, proporcionando aos visitantes uma experiência gastronômica única e saborosa.

Assim, com uma localização privilegiada e uma oferta culinária irresistível, o Brisa’s Bar se torna um ponto de encontro imperdível para os amantes da boa comida e das maravilhas naturais de Outeiro, que é uma das mais belas ilhas em Belém.

Outra opção encantadora situada na Orla da Praia do Amor é o Pré-Amar. O restaurante é ideal para aqueles que apreciam música ao vivo e desejam degustar um cardápio diversificado e aproveitar a brisa fresca à beira do rio. 

Esse estabelecimento oferece uma atmosfera acolhedora, convidando os visitantes a desfrutarem de momentos agradáveis e descontraídos em meio a uma paisagem deslumbrante. 

O Pré-Amar é o local perfeito para criar memórias especiais enquanto saboreia deliciosas opções culinárias e apreciar apresentações musicais ao vivo em Outeiro.

Conclusão

Gostou de conhecer um pouco sobre as ilhas em Belém? Então, ao visitar a capital do Paraná, não deixe de conhecer as ilhas próximas. São locais lindos e ótimos para quem ama a natureza e gosta de apreciar uma boa culinária.