O que fazer na Ilha de Cotijuba – dicas para sua viagem !

Você já conhece a ilha de Cotijuba?

ilha de cotijuba Title=
Foto: @icoaracihd

Esse é um dos destinos preferidos para quem vai ao Pará e deseja uma conexão maior com as belezas naturais e com a própria natureza. A ilha de Cotijuba, que compõem junto com outras 41 ilhas o arquipélago de Belém, sendo uma forma de fugir por alguns dias da agitação da capital paraense.

Por ser uma referência em termos de praias no Pará, contando com algumas das mais lindas orlas e que fazem mais sucesso em toda a região, o número de turistas que visita a ilha só aumenta a cada ano. Se você deseja conhecer esse local belíssimo, então não pode deixar de acompanhar nosso conteúdo completo com informações ricas sobre ele.

Vamos ver o que fazer e como chegar até Cotijuba!

Onde fica localizada Cotijuba?

A ilha de Cotijuba, como explicamos anteriormente, é uma das 42 ilhas que juntas compõem o chamado arquipélago da cidade de Belém. A área total da ilha gira em 60 km e a sua costa cerca de 20 km apenas de praias que ainda não são tão exploradas.

A localização da ilha é para o lado oeste da capital paraense e ela faz fronteira direta com a Baía do Marajó.Desde o ano de 1990, ela encontra-se sob decreto e é uma área que tem Proteção Ambiental, e se tornou uma verdadeira referência em relação à manutenção completa do ecossistema.

Como chegar fazer para chegar até Cotijuba?

ilha de cotijuba Title=
Foto: @icoaracihd

Para chegar até Cotijuba é necessário pegar um barco, pois o acesso se dá somente por esse meio. As embarcações para a ilha saem do distrito de Icoaraci e elas possuem uma capacidade de até 420 passageiros por vez.O valor do embarque, bem como os horários vão variar conforme o dia da semana, então é importante pesquisar no período em que você for.

Uma outra opção é ir de embarcação com empresa privada, com preços distintos e horários de chegada e saída de 20 em 20 minutos.O trajeto até o destino da ilha de Cotijuba leva, em média, 45 minutos e pode ficar tranquilo que o caminho é bastante tranquilo, com águas muito calmas e lindas paisagens.

O que fazer na ilha de Cotijuba?

Cotijuba, além das suas belezas, atrai turistas porque há muito que fazer e que você não pode perder quando for até lá.

Feira de artesanato Paracuri

Um dos atrativos principais é a feira de artesanato, que existe desde 1995 e é um dos mais importantes pontos da ilha.Para quem quer levar artesanatos paraenses para sua casa, há sempre muitas opções que você pode encontrar na feira, de onde você pode curtir uma vista realmente privilegiada, já que ela fica na orla.

Museu de Arte Sacra do Pará

Museu de arte Sacra - Belém/PA
Foto: @celsolobo

Um outro local interessante para você conhecer na ilha é o Museu de Arte Sacra do Pará. Esse local turístico chama bastante atenção porque tem uma importante preservação da arte de várias peças que ajudam a contar a história completa da arte sacra paraense.

O acervo existente no museu é muito rico e deixa todos encantados devido a qualidade de cada obra.
Para visitar o museu, você deve ter em mente que há a necessidade de pagamento de uma taxa para visitação que cada pessoa precisa arcar, mas idosos e as crianças com menos de 6 anos não têm que pagar.

Praia do Vai Quem Quer

Praia do Vai do vai quem quer - Cotijuba-pa
Foto: @redariodocanario

Quando falamos sobre o que você pode fazer na ilha, não há como deixar de comentar sobre as praias.Uma das mais importantes é a Praia do Vai Quem Quer e ela possui esse nome pelo fato de que está localizada mais longe das outras.

Apesar disso, a maioria das pessoas escolhe sim ir até essa praia porque ela conta com um mar bem mais calmo e com uma orla que tem muito menos movimento, mesmo que conte com quiosques e restaurantes.

Praia do Farol

Uma outra praia famosa na ilha de Cotijuba e que você deve procurar conhecer é a praia do Farol. Ela é muito conhecida por contar com um clima bem amenos e com ventos muito agradáveis, mas por outro lado, ela costuma ser a que tem maior agito em sua orla.

A praia do Farol, portanto, é uma excelente opção para aquelas pessosas que desejam agito, principalmente à noite, pois ela é palco de muitas baladas e festas que acontecem a céu aberto.

Restaurantes em Cotijuba

Quando falamos sobre o que você pode fazer em Cotijuba, não há dúvidas de que provar a comida dos melhores restaurantes é algo que deve entrar na lista. Afinal, como bem sabemos, a culinária paraense é uma das mais famosas no Brasil, logo, você deve procurar os melhores restaurantes para provar os pratos tradicionais do estado.Em nossa lista dos melhores restaurantes para comer em Cotijuba estão:

• Restaurante e Bar Vai Quem Quer
• Solar do Bosque
• Sabor da Ilha
• Restaurante Sabiá

A ilha do Mosqueiro: Uma opção para quem vai conhecer Cotijuba

Se você vai conhecer Cotijuba, nós temos uma outra dica importante para aproveitar ainda mais as ilhas do arquipélago de Belém: a ilha do Mosqueiro. Essa ilha costuma ser um dos principais redutos que quem mora na capital costuma buscar para curtir uma boa praia e amenizar o calor em excesso.

O local conta com várias praias que lhe permitem descansar bastante, mas saiba que essas praias são formadas por água doce, pois ficam à beira da famosa Baía de Marajó. Para se ter uma ideia, no total são mais de 20 praias que ficam à beira-rio e uma ótima opção é a Praia do Paraíso, que é bem tranquila e indicado para que você possa curtir a água e ainda descansar em um erário após o almoço.
Você pode comer em restaurantes como Hotel Fazenda Paraíso e o Camboeiro, que servem o melhor da culinária paraense.

align=”justify”>A ilha do Mosqueiro fica localizada a cerca de 70 km da capital Belém e é possível chegar até lá por meio de ônibus e de carro.

Vá conhecer também a Ilha de Marajó

Um outro local turístico do Pará que você não pode deixar de conhecer é a Ilha de Marajó, que fica a quase 140 km da capital do estado. A ilha de Marajó encontra-se em uma área onde há uma enorme biodiversidade e com muitas belezas naturais, sendo o ponto do encontro do mar (o Oceano Pacífico, para ser mais exato) com o Rio Amazonas.

Você poderá chegar facilmente até a Marajó saindo do centro da capital Belém em uma balsa que deve ser pega no Terminal Hidroviário. A distância entre Belém e Marajó é percorrida de balsa em um média de 3 horas e meia de viagem, mas também há como ir de catamarã, com um tempo de viagem médio de 2 horas e meia.

O valor da passagem dos dois tipos de embarcações é bem similar e você pega o Catamarã no mesmo local da balsa.
E o que fazer na ilha de Marajó? A verdade é que a ilha conta com muitos atrativos, sendo a principal delas:

• Ruínas de Joanes: trata-se de um dos mais importantes destinos na Ilha de Marajó. Ela é uma igreja antiga que foi construída pelos Jesuítas ainda no século 17. As ruínas ficam na Vila de Joanes, que é muito rica em termos de belezas naturais e durante o passeio você vai ter uma aula verdadeira falando da história do Brasil

• Praia de Joanes: com o mesmo nome, a praia de Joanes é mais uma opção excelente em termos de atração turística na ilha de Marajó. Ela conta com uma orla que é bem mais tranquila, ainda que sua infraestrutura seja composta de quiosques e bares

• Praia da Barra Velha: essa praia é uma das preferidas de quem visita a ilha e conta com uma paisagem que surpreende de verdade. Sua vegetação é formada por árvores nativas e por mangue, além de uma ótima infraestrutura em termos de bares e restaurantes

• Fazenda São Jerônimo: para finalizar as atrações turísticas principais de Marajó temos também a Fazenda São Jerônimo, que é um ótimo destino para que você possa descobrir mais sobre as belezas que a ilha esconde e os costumes locais, sendo excelente para que você aproveitar o famoso passeio de búfalo

Conheça também Salinópolis

Salinopolis/PA
Foto: @marysc_santana


As praias de Salinas, ou de Salinópolis, é são mais um dos pontos turísticos que todos no Brasil conhecem no Pará. Essa cidade paraense fica localizada no litoral do estado e por isso mesmo ela é banhada pelo Oceano Atlântico. Você pode colocar Salinópolis em seu roteiro de viagem para o Pará, partindo de Belém em uma viagem de 220 km, aproximadamente.

As praias de Salinas, como são mais conhecidas, têm uma grande fama entre os brasileiros e mesmo os turistas estrangeiros devido a sua areia branca e fina.
O seu mar é famoso pelas águas verde-acinzentadas, um fenômeno que acontece devido à presença no fundo do mar de sedimentos que são carregados pelo Rio Amazonas.

Na alta temporada, as praias de Salinas são um dos destinos mais procurados, entretanto, é fato que ao longo do ano inteiro muitos visitantes chegam até lá!. Salinas conta não só com praias, mas com muitos locais incríveis que você pode conhecer, como:

• As ruas de Salinas estão entre os locais mais agradáveis da cidade, pois possuem calçadões longos pela orla da praia, da mesma forma que praias muito belas e instagramáveis, perfeitas para quem quer tirar muitas fotos. Além de tudo, as ruas da cidade são bem organizadas, estruturadas e seguras, então aproveite muito para andar por lá

• Um outro ponto importante da cidade é a praia do Pescador, que fica exatamente na Avenida Atlântica que é exatamente na orla de Salinas. A praça é um ótimo local para ver o pôr do sol, passear a pé ou ainda andar de bicicleta. Se a praça não estiver no seu roteiro, não se preocupe, você poderá conhecê-la se for até a Praia do Espadarte, pois é dessa praça que os barcos saem

• O Farol de Salinópolis é considerado um dos mais importantes pontos turísticos da cidade e é impossível ir até lá sem visitá-lo. O farol foi inaugurado no ano de 1852 e passou por uma reforma alguns anos após. A sua cor vermelha é atraente para quem quer tirar uma linda foto para se recordar e deixar no Instagram

• As praias de Salinas são várias e as que as pessoas mais visitam são das Corvinas, do Farol Velho e do Atalaia, apesar disso, vale a pena conhecer todas, então quanto mais dias por lá, melhor para curtir!

• O lago da Coca-Cola é o último local sobre o qual não podemos deixar de falar para você visitar em Salinas, pois de lá vai ser possível apreciar um lindo pôr do sol a partir das suas dunas. O lago recebe esse nome devido às suas águas de cores escuras

Para falarmos sobre Salinópolis, é importante também citarmos as casas de temporada que podem ser alugadas na cidade para quem quer ficar por alguns dias a semanas, seja na baixa ou alta temporada.

As Casas de Temporada costumam ser bem amplas e comportam grupos de até 20 pessoas, em geral, então são excelentes opções para quem quer comemorar aniversários ou passar datas especiais, como é o caso do réveillon. Com isso, você vai poder curtir mais das praias de Salinas sem pagar tanto em hotéis, e ainda poderá conhecer melhor as outras cidades próximas em bate e voltas.

Conclusão

Como mostramos aqui, a ilha de Cotijuba é uma das ilhas de Belém e costuma ser uma das mais buscadas por turistas, bem como por moradores da capital que querem fugir do calor e do movimento. Neste conteúdo, mostramos algumas coisas que você precisa saber antes de ir para Cotijuba, incluindo ideias de atividades que não podem ficar fora do seu roteiro se quer aproveitar ao máximo o que a ilha pode lhe proporcionar.

O que achou do nosso conteúdo sobre o que fazer na ilha de Cotijuba, ilha de Belém no Pará?